launch event
O lançamento oficial da Cátedra foi realizado no dia 02 de Agosto de 2022, no Anfiteatro 1501 do Complexo Pedagógico das 08:30 às 11:00 horas com 45 participantes presencialmente e aproximadamente 33 participantes via zoom dos 100 convidados previstos no desenho do programa do lançamento.
Este lançamento foi dirigido pelo Magnifico Reitor da UEM e contou com a presença de figuras governamentais, parceiros do projecto nomeadamente: Directora Nacional das Mudanças Climáticas, Administradora do distrito de Limpopo, Secretário do Alto Comissário da África do Sul, Representante do FNI, Representante da Universidade de Pretória, Representante do ISPG, representante do INGD, membros da Comunidade Universitária e outros colaboradores.


Na sua intervenção, o Secretário do Alto Comissário da África do Sul dissertou sobre a vida e obra de Oliver Tambo, como um africanista e promotor da iniciativa de que os problemas de África serão resolvidos pelos africanos, agradecendo assim, a Fundação Oliver e Adelaide Tambo por financiar este tipo de iniciativas com a finalidade de materializar o sonho de O. R. Tambo. Mais ainda, enalteceu a iniciativa da Cátedra em promover a integração regional, ao ligar universidades de Moçambique com a África do Sul e Namíbia.
Durante o evento o Magnífico Reitor afirmou que a Cátedra faz parte do Plano Estratégico da UEM (PEUEM 2018-2028) e visa a internacionalização da UEM e o aumento da qualidade de ensino e investigação, esta Cátedra irá alavancar o desiderato da UEM responder aos problemas da sociedade e apoiar o desenvolvimento do país através dos seus resultados de investigação.
Por sua vez a Directora Nacional das Mudanças Climáticas no Ministério da Terra e Ambiente enfatizou que as academias têm o papel de pesquisa e investigação para informar aos tomadores de decisão sobre as opções apropriadas de adaptação no contexto de Moçambique.
O Titular da Cátedra esclareceu que os trabalhos estarão voltados para compreender os serviços de ecossistemas e as organizações locais. Estas actividades ajudarão na redução da vulnerabilidade as mudanças climáticas nas zonas áridas e semi-áridas.
Em representação aos distritos do corredor de Limpopo, onde será implementado o projecto a Administradora do distrito de Limpopo durante o seu discurso esclareceu que os três distritos do Corredor de Limpopo, escolhidos para esta fase inicial, representam 15% da população da província de Gaza com cerca de 216 mil habitantes e que devido as condições edafo-climáticos a região é propensa às mudanças climáticas, assim as actividades da Cátedra ajudarão a reverter situação trazendo medidas de adaptação às mudanças climáticas para as comunidades locais.
O evento foi divulgado pelos seguintes órgãos de informação: Televisão de Moçambique (TVM), Jornal noticias, Jornal da Comunidade, Jornal visão aberta, jornal Caderno, páginas do facebook da UEM e da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal (FAEF).